sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

- Ðiicas de como fazer pin-hole (:


Olá pessoal, hoje iremos lhe ensinar a como confeccionar sua propia pin-hole (:

Como vcs ja sabem a pin-hole é a fusão de duas palavras em inglês: pin (alfinete), hole (buraco). Ou seja: são imagens capturadas sem ajuda de objetivas das câmeras convencionais, mas através de um buraquinho feito com uma agulha fina.


Acima os materiais necessários
Materiais necessários:
- caixa de fósforos (recomendo a caixa de tamanho médio. A menor dificulta o manuseio na hora de afixar os filmes na caixa)
- 2 filmes fotográficos comuns (colorido ou P&B, tenha em mente que um deles será inutilizado – exceto se você tiver uma bobina vazia. Guarde a embalagem de plástico onde veio o filme, pois será útil)
- papel cartão ou color plus preto (se não tiver uma folha inteira, metade dá e sobra)
- uma lata de alumínio (usei uma de refrigerante para fazer um recorte de 2×2 cm; esse quadradinho será o diafragma da câmera)
- uma tesoura (pequena, grande, tanto faz. O importante é você conseguir recortar o papel cartão com precisão)
- durex (só um pedacinho, para colar os filmes)
- fita isolante (usada para fixar as bobinas de filme na caixa de fósforos e também para esconder as emendas)
- estilete (para recortar a lata de refrigerante, a matéria-prima do diafragma)
- agulha ou alfinete (quanto mais fino, melhor)
- uma tampa de caneta para rebobinar o filme a cada exposição (a tampa de caneta não funcionou comigo; utilizei uma pinça encaixada na bobina e deu super certo)
- régua simples
No canto inferior esquerdo a pin-hole pronta
Dica sobre o filme fotográfico:
Filmes com 12, 24 ou 36 poses, tanto faz. A exposição também vai depender do ambiente onde você fará os testes. Em um local com pouca luz, dê preferência para o filme com ISO 400 (ou ISO maior, se encontrar). De modo geral, com um filme ISO 100, por exemplo, o tempo de exposição do filme é de 1 a 2 segundos em ambientes externos ou com muita luz. Em um ambiente interno, com iluminação normal, o tempo é de 5 a 10 minutos.
Outra dica:
Na falta de uma caneta ou tinta pretas para pintar a parte interna da caixa de fósforos – a nossa câmara escura! –, utilizei graxa de sapato, dessas vendidas em supermercados.  

Abrçs ! '

#Turma 614 ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário